Product Marketing Manager (Pleno)
A SoftExpert é a empresa líder de mercado em soluções de software para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital de processos. E uma grande empresa possui grandes números: são mais de 550 colaboradores, mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários, em mais de 40 países ao redor do mundo!
Completamos 29 anos e nosso sonho é atingir todos os países do globo com nossas soluções.
Por isso o nosso lema é #WeAreExpertsAndGlobal
A Oportunidade
A missão deste profissional será de compreender profundamente o produto e o mercado, criar uma proposta de valor clara e convincente, desenvolver e executar estratégias de marketing eficazes, contribuindo com a geração de demanda e adoção do produto, e, consequentemente, contribuir para o sucesso da empresa.
Responsabilidades:
- Conduzir product discovery, buscando entender os pain points dos clientes, como podemos resolvê-las, casos de uso e o que esperam do produto;
- Testar e colaborar na construção de possíveis soluções para estas necessidades, levando em conta as tecnologias disponíveis e objetivos estratégicos da empresa;
- Atuar como elo de ligação entre os times de produto, comercial, customer success, content e growth, compartilhando os resultados e aprendizados alcançados, e contribuindo na definição do roadmap;
- Realizar análise de concorrentes para entendimento de posicionamento de mercado, visando criação de estratégias de diferenciação das soluções SoftExpert;
- Definir posicionamento e proposta de valor, por meio de narrativas que destaquem os diferenciais do produto e gerem engajamento com o público-alvo das soluções;
- Estruturar estratégias de Go-To-Market, com a definição de formato e canal mais adequado para comunicar clientes e mercado;
- Identificar ICPs, mapear personas, potencial de mercado, encaixando as mensagens ao público certo, e com geração de ações de growth;
- Criar e manter playbook, para capacitação do time comercial e rede de parceiros, por meio de um discurso que traduza a complexidade do produto em soluções que agreguem valor para o cliente;
- Realizar estudos de mercado e se manter atento às tendências (segmentos, produtos e regulamentos), movimentos de concorrentes ou de clientes, que possam ser relevantes para nossas o negócio da SoftExpert e guiar as estratégias.
Requisitos:
- Experiência em funções de marketing ou comercial;
- Experiência com lançamento de produtos;
- Excelente capacidade de gerenciamento de tempo e priorização de tarefas;
- Excelentes habilidades de comunicação e liderança, com a capacidade de influenciar as partes interessadas em todos os níveis;
- Experiência com gestão de projetos e metodologias ágeis;
- Orientação a resultados;
- Inglês avançado (leitura, escrita e conversação);
- Superior completo.
Você irá se diferenciar se tiver:
- Formação em Product Marketing pela PM3 / Tera / PMA;
- Experiência com soluções de software de gestão (ex.: CRM, ERP);
- Experiência em setores como farmacêutico, de biotecnologia ou de medical devices;
- Conhecimento das regulamentações e diretrizes da área farmacêutica: ICH-GCP, ICH-E2B, EMA, FDA e RDCs da Anvisa;
- Conhecimento dos processos de Pesquisa Clínica e Farmacovigilância, e de ferramentas como eCRF, MedDRA, algoritmo de Naranjo.